Onde se come a melhor Francesinha? No Norte ou no Sul?

A francesinha chega à mesa com uma excelente apresentação
Antigamente era preciso ir ao norte mais propriamente ao Porto para se comer uma boa francesinha. Hoje em dia a francesinha espalhou-se por todo o país, como de um pastel de nata se tratasse e ainda bem.
Hoje fui pela terceira vez ao restaurante Paullus na Av. Amália Rodrigues, em Odivelas, comer francesinha. A primeira vez que lá fui, foi uma agradável surpresa, a segunda confirmei e hoje reconfirmei de que não é preciso ir ao Porto para comer uma excelente francesinha. O restaurante Paulus tem no seu cardápio, umas 6 francesinhas: 4 de carne, uma de peixe e uma de vegetais (estas duas não se deviam chamar francesinhas, mas outra coisa qualquer).
Sempre opto pela francesinha à chefe, neste caso à Paullus, pois acho que será aqui que o chefe tenta fazer o seu melhor.
Os ingredientes da francesinha à Paullus são: bife da vazia, paio, linguiça, cebola crocante, bacon, queijo e uma espetadinha com 3 gambas. Vem com um ovo a cavalo com bacon, cebola crocante, acompanhado de batatas fritas. A dose de batatas fritas poderia ser mais generosa, mas será suficiente para uma pessoa para que não coma muito. A qualidade do bife do lombo é muito boa e vem no ponto, nem muito passado, nem malpassado e assim acaba por agradar a todos. O paio, linguiça, cebola crocante, bacon, queijo, são ingredientes de grande qualidade o que faz dela uma excelente francesinha com um toque tradicional. A francesinha tradicional era feita com carne assada, mas hoje em dia poucas casas, usam a carne assada para as francesinhas.

O outro complemento da francesinha muito importante é o molho. Sem dúvida que o molho da francesinha do restaurante Paulus é um molho leve, apetitoso sem ser picante ou tão carregado como os molhos das francesinhas do Porto ou norte. O molho da francesinha do Norte é em geral mais carregado, espesso e muito picante, mais forte em tudo. Não necessariamente melhor, mas mais ao paladar dos nortenhos (no qual eu me incluo, sendo eu do Porto).

Este molho é um molho que agrada à maioria dos clientes e que sempre se poderá adicionar picante, piripiri, pimenta ou outro ingrediente. O contrário é que não é possível.



O tamanho da francesinha permite que duas pessoas que comam relativamente pouco partilhar uma francesinha com 1 dose de batatas individual para cada pessoa com custo adicional, o que acho perfeitamente aceitável.

Avalio esta francesinha como uma das melhores, senão a melhor que se pode comer na grande Lisboa e na zona sul.
Outros pratos do dia, que provamos, como o ensopado de borrego à Alentejana e a massada de peixe, estavam excelentes, segundo os meus comensais acompanhantes. A lista é vasta, passando pelas carnes maturadas, T-bone e Tomahawk. Os peixes também fazem parte do cardápio e têm excelente aspeto. A carta dos vinhos e bebidas espirituosas é extensa.
De sobremesa escolhi o mousse de chocolate com amêndoa raspada e posso dizer que estava delicioso.
Provei o pudim de ovos caseiro que também estava muito bom.
O restaurante em si, é um espaço agradável, grande, com muita luz e bem situado, com uma decoração moderna e apelativa. Ambiente informal, moderno, onde não faltam alusões ao Chef e fundador Paulo.
O serviço é bastante bom, sendo o staff muito atencioso começando pelo próprio o Chef Paulo. Por vezes o serviço é um bocadinho demorado, devido à grande afluência de clientes. Convém marcar mesa.

O restaurante Paullus, tem uma outra casa no Parque das Nações em Lisboa, mas ainda não tive a oportunidade de visitar.
Acredito que a qualidade da francesinha e dos outros pratos será similar.

Paullus Odivelas
Av. Amália Rodrigues nº 21A
2675-432 Odivelas
+351 219 341 373

Paullus Bistrô
Expo Norte
Via do Oriente 14
1990-514 Lisboa
+351 218 252 792
Mais em paullus.pt

Antonio Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”. Para os amantes de viagens que desejam se aventurar pelos cantos mais deslumbrantes do planeta.

Enviar um comentário

Muito obrigado por comentar.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent Posts

Facebook