Parque Temático Molinológico em Oliveira de Azeméis

O Parque Temático Molinológico é um espaço que foi aproveitado pela câmara de Oliveira de Azeméis para trazer à vida os moinhos existentes nesta região há mais de dois séculos. Este Parque localiza-se nas freguesias de Ul, a sul de Oliveira de Azeméis.

O que ver:
Núcleo da Ponte da Igreja

Os edifícios existentes, no total de 6, apresentam as seguintes funcionalidades:
  • Edifício recepção/administrativo, no qual se recebem os visitantes e se permite uma visita virtual ao Parque;
  • Edifício moinho: espaço onde se demonstra a moagem tradicional nos moinhos característicos do município de Oliveira de Azeméis;
  • Edifício expositivo: espaço de exposição permanente de engrenagens e utensílios associados à atividade da moagem, bem como dos seus intervenientes;
  • Edifício auditório: espaço polivalente de apresentação de diapositivos e vídeos, acumulando a função de auditório para pequenas palestras;
  • Forno tradicional: espaço demonstrativo de confecção do pão equipado com forno tradicional;
  • Bar: espaço de apoio para serviço de pequenas refeições, onde se faz a degustação do pão de Ul.
O conjunto do espaço é servido por espaços exteriores para lazer, parque de merendas e espaço de diversão para crianças.
Núcleo de Adães

Este núcleo de moinhos está tradicionalmente associado ao descasque de arroz, razão da fixação das maiores indústrias nacionais de descasque de arroz, no lugar de Adães.

Esse núcleo apresenta também uma área de lazer, que proporciona aos visitantes um contacto direto com a natureza envolvente.

Núcleo do Crasto – Dois Rios

Este conjunto de 4 moinhos localiza-se na freguesia de Travanca, na margem esquerda do rio Antuã.

O moinho junto à ponte do Crasto, reconhecido com o mesmo nome do lugar, integra um terreno com uma ampla frente ribeirinha, permitindo o desenvolvimento de atividades lúdicas, e de lazer, em articulação com a paisagem natural.

O edifício existente para além de conservar o moinho tem um pequeno anfiteatro permitindo a permanência a pequenos grupos de estudantes ou visitantes.

Os outros moinhos existentes neste espaço, num total de três, apresentam múltiplos interesses, nomeadamente o aspecto rústico das construções, com a utilização de pedra no aparelho das paredes exteriores.

O espaço interior dos moinhos foi recuperado, mantendo as engrenagens em funcionamento.

Como chegar:
A 30 minutos do Porto
A 5 minutos da saída Estarreja da A1 e A29.
Depois de sair da A1 siga pela variante em direção a Oliveira de Azeméis. Saia para Travanca e siga as indicações do Parque Temático Molinológico.


Antonio Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”. Para os amantes de viagens que desejam se aventurar pelos cantos mais deslumbrantes do planeta.

Enviar um comentário

Muito obrigado por comentar.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent Posts

Facebook