Se for a Luxor é obrigatório visitar o Templo de Karnak, Vale dos Reis, Vale das Rainhas e os Colossos de Mémnon

Estive no Templo de Karnak em abril com temperaturas de cerca de 35ºC e muito vento. O templo de Karnak, era destinado ao culto do deus Amon-Rá. O templo de Karnak, era destinado ao culto do deus Amon-Rá. A sua área é de 1500x800m. Perto, fica o templo de Montu, sendo que o de Khonsu (um dos templos mais bem conservados do Egito) está dentro do próprio complexo.
Hoje em dia é um dos locais mais procurados pelos turistas que visitam Luxor e pode ser visitado à noite com um espetáculo de luz e som. Como fiz uma visita Luxor de um só dia não tive essa oportunidade.
O que mais me impressionou foi a grandiosidade, detalhe das pinturas, a conservação das cores (azul e magenta) após tantos anos de exposição às intempéries. Fiquei com dúvidas se não teriam havido intervenções recentes de restauros.
Visitei o templo num dia de calor (33ºC) com imenso vento e poeira no ar o que tornou a visita extremamente desagradável. Gostava de voltar num registo mais ameno. Se Puder evite visitar o lugar num dia de vento e à hora de mais calor.  
O templo de Karnak impressiona também pela sua grandiosidade
O Vale dos Reis fica localizado na margem oeste do Rio Nilo e oeste de Luxor (antiga Tebas) e é constituída por dois vales, Vale Oriental (onde a maioria dos túmulos reais estão situados) e o Vale Ocidental.
Junto ao túmulo de Tutancâmon com o guia explicando
Ao todo são 68 túmulos e variadíssimas camaras. Foram saqueadas ao longo do tempo pelo que agora só podemos ver as pinturas de frescos na parede, e que me deixou uma sensação de vazio.
Colossos de Mémnon

Antonio Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”. Para os amantes de viagens que desejam se aventurar pelos cantos mais deslumbrantes do planeta.

Enviar um comentário

Muito obrigado por comentar.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent Posts

Facebook